Capital

Dia mundial sem carro terá passeio noturno de bicicleta amanhã

Marta Ferreira | 21/09/2011 16:37

Prefeito poderá participar do passeio, que é realizado pelo segundo ano

No ano passado, prefeito foi trabalhar usando bicicleta. (Foto: João Garrigó)
No ano passado, prefeito foi trabalhar usando bicicleta. (Foto: João Garrigó)

Um passeio noturno de bicicleta é a única atividade prevista em Campo Grande para amanhã, Dia Mundial Sem Carro, convocação mundial para que as pessoas troquem os veículos motorizados por outras opções de transporte coletivo.

O passeio, organizado pela loja Gilmar Bicicletas, tem cerca de 250 participantes e poderá ter a presença do prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), e de outras autoridades.

A participação de Trad está dependendo da agenda dele para amanhã. No ano passado, ele foi trabalhar de bicicleta em lembrança à data.

A saída do passeio será na loja, na avenida Fábio Zahran, às 19h. É o segundo ano de realização.

Mobilidade e meio ambiente-O Dia Mundial Sem Carro é uma tentativa de conscientizar as pessoas parar usar menos os veículos automotores com dois apelos principais: a melhoria do trânsito e o combate à poluição do meio ambiente.

Na avaliação da chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Evanise Rotta, é uma data que pode ajudar as pessoas a entender que optar por outras opções de transporte pode melhorar a mobilidade e o meio ambiente.

A mobilização se refere apenas aos carros, mas Evanise lembra que as motos também devem ter seu dia de descanso amanhã. Na avaliação da especialista, o veículo, além de inseguro e de transportar apenas duas pessoas, polui tanto ou mais do que um carro.

Em Campo Grande, a frota de veículos beira os 400 mil, para uma população que está chegando a 800 mil, ou seja, há um veículo para cada duas pessoas. Desse total, mais de 90 mil são motocicletas, o veículo utilizado pela maioria das pessoas que morrem em acidente de trânsito.

Nos siga no