Capital

Defesa vai ao TJ para libertar condutor que matou passageiro de táxi

Aline dos Santos | 15/02/2013 12:00
Diogo Teixeira está preso desde segunda-feira, dia do acidente. (Foto: Luciano Muta)
Diogo Teixeira está preso desde segunda-feira, dia do acidente. (Foto: Luciano Muta)

A defesa de Diogo Machado Teixeira, de 36 anos, preso desde o dia 11 por provocar acidente que resultou na morte de um passageiro de táxi e deixou dois feridos em estado grave, vai entrar com pedido de habeas corpus.

O advogado Renê Siufi, criminalista renomado, assumiu o caso na quarta-feira. Nesta sexta-feira, ele fez a primeira visita a Diogo, que está na Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos). “Vou fazer o pedido de habeas corpus ao Tribunal de Justiça na próxima semana”, afirma Siufi.

Ao advogado, o preso afirmou que não estava correndo no momento do acidente. Siufi afirma que vai verificar a informação com o resultado da perícia. Caso Diogo seja transferido para presídio, o advogado requisitará prisão especial, pois ele tem ensino superior. A prisão preventiva foi decretada ainda no dia do acidente.

A suspeita da polícia é de que o condutor fazia “roleta russa”, ou seja, passava por todos os semáforos, mesmo com o sinal vermelho. Diogo conduzia uma caminhonete Mitsubishi L-200 quando atingiu o táxi Siena no cruzamento da avenida Afonso Pena com a rua Bahia. O acidente foi na madrugada dia 11.

O passageiro José Pedro Alves da Silva Júnior, de 22 anos, morreu na hora. O amigo dele, Ramon Rudney Tenório Souza e Silva, de 21 anos, e o motorista Sebastião Mendes da Rocha, de 51 anos, sofreram ferimentos graves. José Pedro é de Pernambuco e veio a Campo Grande para trabalhar na obra do shopping Bosque dos Ipês.

Ontem, à imprensa, Diogo, que é administrador de fazenda, admitiu ter bebido, mas atribuiu o acidente ao fato de estar mexendo no celular. O teste de alcoolemia registrou 0,59 mg/l. A perícia indica que a caminhonete estava entre 60 km/h e 70 km/h. Conforme a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), a velocidade máxima permitida na Afonso Pena é de 50 km/h.

Além de responder pelos crimes de homicídio doloso, lesão corporal e dirigir embriagado, Diogo ainda pode ser indiciado por duas tentativas de homicídio. O acidente foi registrado por câmeras de vigilância e as imagens auxiliam na investigação policial.

No vídeo, é possível ver um carro preto passar ao lado da caminhonete logo após a colisão. Havia suspeita de racha. Hoje, o condutor, que foi intimado a depor, prestou depoimento. Motorista do Honda Civic, Fábio Gomes de Oliveira, 29 anos, negou envolvimento na batida e confirmou que o semáforo estava fechado para a caminhonete.

Nos siga no