Capital

Confusão de motoristas em semáforo para conversão na Zahran causa transtornos

Paula Vitorino | 10/06/2011 14:11

Corsa branco parado no sinal verde causa engarrafamento na Zahran. (Foto: João Garrigó)
Corsa branco parado no sinal verde causa engarrafamento na Zahran. (Foto: João Garrigó)

Por falta de atenção dos motoristas, os semáforos da Avenida Zahran com as Ruas Spipe Calarge e Manoel Cecílio são um transtorno para quem precisa passar pelo local e também para vizinhos.

Na Avenida, os semáforos para quem vai virar na Spipe Calarge – sentido bairro-centro – ou na Manoel Cecílio – sentido centro-bairro – tem tempos diferentes do sinal para quem quer seguir reto. Com isso, enquanto o sinal para conversão permanece mais tempo aberto, enquanto o semáforo para quem vai reto fecha.

Mas muitos motoristas que não querem fazer conversão param na pista dedicada para a conversão e, com isso, impedem que os veículos aproveitam o sinal verde e virem na via.

O impasse causa filas, atrapalhando o trânsito da Avenida, e muitas buzinadas. O gerente comercial Ednaldo da Silva, de 36 anos, passa diariamente pelo cruzamento e relata que os motoristas têm dificuldade no local.

“Várias vezes fica congestionado esse cruzamento. Enche de carros que saem da Spipe para a Zahran e querem virar na outra via – Manoel Cecílio. Enquanto esse sinal abre – Spipe – o da Zahran também deveria abrir pra dar maior fluxo”, relata.

Já o mecânico Flavio Davalos, de 44 anos, que trabalha em frente ao cruzamento, conta que o som da buzina já é algo comum no local. “Alguns motoristas ficam nervosos, buzina é direto. Aí quem quer virar tem que ficar parado no sinal esperando o motorista que parou na frente e acaba perdendo o seu tempo do semáforo”, diz.

Para o empresário Flavio Leite, o problema no local é simples tem apenas uma causa, o próprio motorista.

“A culpa dessa confusão é do motorista, que não sabe dirigi, que não conhece placa”, diz.

Ele ainda cita a falta de preparo na formação dos motoristas.

“Minha filha saiu da auto-escola agora e não conhece nem metade das placas. A pessoa sai da formação despreparada, sem nunca ter dirigido em uma rodovia ou uma rua movimentada como a Zahran”, ressalta.

Nos siga no