Capital

Com sinalização confusa, motoristas acabam entrando na contramão

Mariana Lopes | 30/04/2012 15:04

Rua Onocieto Monteiro, que antes era mão dupla, ganhou sentido único, mas faltam placas avisando

Maurício entrou na contramão sem perceber (Foto: Minamar Junior)
Maurício entrou na contramão sem perceber (Foto: Minamar Junior)

A nova sinalização da rua Onocieto Monteiro, na Vila Cruzeiro, deixou muitos motoristas confusos. Além de transformar a via em mão única, no local faltam placas indicando a mudança.

No trevo localizado na Onocieto com a rua Naviraí, em frente ao depósito da Secretaria de Educação de MS, está o ponto mais crítico. Na sinalização horizontal há dois “PARES”, um para quem vem da Onicieto e outro para quem vem da Naviaraí.

Porém, o problema é que não é permitido mais virar à direita. “Se agora é contramão, que sentido tem esse pare aí na rua?”, questiona o aposentado Wellington Ferreira, 55 anos. Ele estava de motocicleta e acabou virando na rua sem perceber que estava errado.

Em cerca de 20 minutos que a equipe de reportagem do Campo Grande News ficou no local, quatro veículos viraram no PARE. Uns chegaram a notar que estavam na contramão. A professora Silvia Almeida, 42 anos, por exemplo, entrou na contramão e nem percebeu. “Nossa, mas mudaram o sentido da rua?”, foi a resposta dada por ela quando perguntamos se não tinha visto a placa de sentido único, quase escondida pelas folhas de uma árvore.

Quem também fez a conversão errada foi o professor Maurício Loubet, 22 anos. “Passo aqui quase todos os dias, mudaram tudo do dia para a noite e não colocam nada avisando”, pontua, enquanto tenta dar o retorno com o carro.

Outro problema levantado pelos motoristas é que agora toda a movimentação sentido centro bairro irá se concentrar na rua Naviraí, um dos principais acessos à avenida Capital na região. Em todas as esquinas da rua Onocieto não há avisos informando a nova sinalização do local.

Transformação – De acordo com o diretor de trânsito da Agetran, Janine de Lima Bruno, a via foi transformada em mão única depois da reclamação de muitos motoristas por a rua ser muito estreita e ter muito movimento. “Não tinha mais como manter mão dupla, mudamos por questão de segurança”, afirma.

Janine pontua que agora o momento é de esperar a resposta dos motoristas. “Toda vez que transformamos uma via, já estamos preparados para fazer complementos, mas precisamos dessa resposta”, diz o diretor.

Sobre a sinalização, Janine alerta que os motoristas precisam ficar atentos, pois há placas informando as mudanças.

Nos siga no