Capital

Campanha "Volta às aulas" leva lições de prevenção a 60 escolas

Paula Vitorino e Luciana Brazil | 25/02/2013 09:57
Coronel Vilassanti diz que intenção é orientar. (Foto: Pedro Peralta)
Coronel Vilassanti diz que intenção é orientar. (Foto: Pedro Peralta)

A partir de hoje (25) a Campanha Volta às Aulas retoma as atividades de orientação sobre segurança no trânsito aos pais e alunos nas escolas de Campo Grande. Neste ano, serão 60 escolas localizadas em bairros e 12 na área central.

As ações são integradas, com palestras para os alunos e blitze realizadas em frente às escolas, com o objetivo de conscientizar os pais. A Campanha acontece durante todo o ano.

Os trabalhos tiveram início no Centro Educacional Alceu Viana, no bairro Nova Bahia. “É uma escola localizada em avenida, com fluxo grande e rápido de veículos”, diz a diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran-MS, Elizabeth Félix da Silva.

As ações nas escolas são divididas em um cronograma. A diretora explica que as ações foram determinadas com base na coleta de dados realizada ao longo do ano passado. Em 2012, foram 69 nos bairros e 12 no Centro visitadas.

 

A diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran participou da orientação na escola.

“Fizemos uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e, com isso, os agentes ofereciam também orientações sobre o trânsito quando passavam nas residências, além de colher dados sobre quais escolas têm mais problemas de trânsito”, diz.

Entre as equipes dos órgãos de segurança, são cerca de 120 agentes e policiais que ficam nas áreas externas das escolas, orientando os pais.

“A intenção é orientar e não multar. Só em casos graves aplicamos a punição”, frisa o comandante da Ciptran, coronel Alírio Vilassanti.

Nos siga no