Capital

Agetran quer combater anulação de multas com uso de talonário eletrônico

Marta Ferreira e Ítalo Milhomem | 10/02/2011 10:55

Os talonários eletrônicos que o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) forneceu hoje, por meio de convênio, à Agetran (Agência de Municipal de Transporte e Trânsito) vão ajudar a reduzir a chamada “inconsistância” de multas em Campo Grande. Na prática, a intenção é combater os erros que os fiscais cometem ao anotar as infrações de trânsito, que acabam por invalidar as punições.

Hoje, segundo as informações da Agetran, 2% das notificações nem chegam a ser transformadas em multas por causa dos erros.

O convênio assinado hoje prevê o repasse de 15 talonários eletrônicos, dos quais 13 vão para as ruas e dois ficarão de reserva. A utilização vai começar dentro de 15 dias.

Convênio para repasse de talonário eletrônico à Agetran foi feito esta manhã. (Foto: João Garrigó)
Convênio para repasse de talonário eletrônico à Agetran foi feito esta manhã. (Foto: João Garrigó)

Os equipamentos também vão dar mais agilidade ao trabalho. Segundo foi informado, a autuação agora será comunicada no mesmo dia ao Detran. Antes levava até 15 dias.

Os equipamentos são os mesmos que a Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) da PM já usa. São 30 em Campo Grande, que também diminuíram o volume de multas anuladas por erro, que antes chegava a 10%, segundo o comandante da Ciptran, tenente-coronel Alirio Villasanti.

Custo-O presidente do Detran, Carlos Henrique Santos Pereira, informou que, será investido mensalmente R$ 90 mil, no software e nos equipamentos cedidos à Agetran.

Segundo ele, até o fim do ano, os equipamentos estarão sendo usados também em Dourados, Corumbá e Ponta Porã.

Nos siga no