Capital

Abertas inscrições para pedalada "cultural" que terá sessão em cinema

Atividade terá início na Praça do Rádio Clube e será finalizada no Cinemark, com exibição de documentário sobre mobilidade urbana.

Anahi Gurgel | 09/09/2018 09:04
Imagem do documentário Elo Perdido, que será exibido ao final de pedalada. (Foto: Reprodução/Elo Perdido)
Imagem do documentário Elo Perdido, que será exibido ao final de pedalada. (Foto: Reprodução/Elo Perdido)

Estão abertas as inscrições para a primeira pedalada cultural, organizada pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) para celebrar a Semana Nacional de Trânsito. A atividade acontecerá no dia 19 de setembro, sendo finalizada com uma sessão do documentário “Elo Perdido – o Brasil que pedala”, produzido e dirigido pela ativista Renata Falzoni.

Pelo menos 150 ciclistas são esperados para a pedalada. O evento é aberto ao público. A saída está prevista para 18h30, na Praça do Rádio Clube, com destino ao Shopping Campo Grande, onde um bicicletário está sendo montado para todos os participantes.

A exibição do documentário terá início às 20h com entrada franca.

Também haverá um debate sobre o documentário a produtora, sobre os benefícios de substituir os automotivos pela bicicleta.

O número de vagas é limitado e as inscrições poderão ser feitas por meio do site. Quem não puder participar da pedalada também pode se inscrever, indo diretamente ao cinema.

A produção tem 30 minutos de duração, retratando a realidade de um Brasil que pedala e resiste a um cenário de motorização e prioridade a carros e motos nas ruas. "Elo Perdido" investiga os fatores que constroem a resiliência do ciclista brasileiro ao adotar um meio de transporte sustentável nas cidades.

O evento tem parceria do Sincovems (Sindicato Profissional das Concessionárias de Veículos Automotores de Mato Grosso do Sul). 

A semana foi fixada pelo Código de Trânsito Brasileiro no ano de 1997 e, nesta edição, tem traz como tema “#Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito”.

Em Mato Grosso do Sul a programação inclui palestras, atividade cultural, blitz educativa e de fiscalização, entre outras, de 18 a 25 de setembro.

Também haverá a etapa final do 8º Fetran (Festival Estudantil Temático de Trânsito), organizado pela PRF (Polícia Rodoviária Federal), com apoio do Detran e Governo do Estado. Neste ano, cerca de 130 peças teatrais foram inscritas, sendo 10 classificadas para a final, que acontece de 18 a 20.

 

Nos siga no