Educação e Tecnologia

Instagram terá função que mostra quanto tempo o usuário passa no app

Adriano Fernandes | 16/05/2018 19:02
O objetivo da nova função é fazer com que o usuário identifique se está passando muito tempo online. (Foto: Reprodução/Techtudo)
O objetivo da nova função é fazer com que o usuário identifique se está passando muito tempo online. (Foto: Reprodução/Techtudo)

O Instagram está desenvolvendo um gerenciador de tempo de uso do app. Ou seja, novo menu permite que o usuário veja quantas horas ou minutos ficou online na rede social. O “Usage Insights”, foi descoberto nesta terça-feira (15) pela pesquisadora Jane Menchun Wong ao analisar a APK do app na plataforma Android. Horas depois, o teste da função foi confirmado pela rede de fotos.

O objetivo da nova função é fazer com que o usuário identifique se está passando muito tempo online, a fim de evitar excessos, alcançando um limite saudável de uso da rede social. Ainda não está claro se o quantitativo exibido será o tempo total gasto no app ou uma contagem de períodos específicos, como um dia, semana ou mês.

A medida é resultado de uma série de pesquisas de comportamento que avaliam a relação da depressão com o tempo que os usuários dedicam a checar suas redes sociais no celular. O experimento foi confirmado pelo CEO do Instagram, Kevin Systrom, em seu perfil no Twitter.

“Estamos construindo ferramentas que ajudarão a comunidade do Instagram a saber mais sobre o tempo que passam no Instagram – todo o tempo [de uso] deve ser positivo e intencional.Entender como o tempo online impacta as pessoas é importante, e é responsabilidade de todas as empresas serem honestas sobre isso. Queremos fazer parte da solução. Eu levo essa responsabilidade a sério”, escreveu Kevin em dois tuítes.

O novo menu em teste engloba também as já existentes seções de Arquivo, Itens salvos e a aba para encontrar pessoas para seguir, e será exibido na aba do perfil dos usuários. Apesar da confirmação, não foi informada uma data para o lançamento do serviço e não há previsão para que ela chegue aos usuários do Brasil.

Ainda conforme o Techtudo, Jane Menchum também encontrou uma nova função dentro das mensagens diretas. Uma barra de emojis localizada acima do campo de comentários que facilitaria o envio das carinhas nas conversas. Essa novidade, no entanto, ainda não foi admitida pelo aplicativo.

Um estudo feito pelo Royal Society for Public Health (RSPH), chamado Status of Mind, apontou o Instagram como a rede social mais prejudicial à saúde mental dos jovens, e o uso excessivo do app contribui para essa estatística. O aplicativo estaria agravando quadros de ansiedade e depressão em pessoas dessa faixa etária, além de despertar uma má qualidade de sono e insatisfação com o próprio corpo.

O relatório aponta que as redes sociais têm caráter mais viciante que drogas lícitas como cigarro e álcool, e também estão relacionadas à síndrome FoMO (Fear of Missing Out, ou medo de estar perdendo algo, em português). Hábitos como checar o Facebook a cada cinco minutos ou ter sempre a sensação de que está perdendo algo importante no ambiente online podem indicar o transtorno, que pode causar desde angústia e mau humor até depressão.

Android P

A nova versão do sistema operacional do Google terá um recurso nativo dedicado ao controle do uso dos serviços digitais. O Android P trará a ferramenta Dashboard, que disponibilizará uma espécie de relatório de uso que exibirá o tempo gasto no celular, com indicação individual de uso por aplicativo. Será possível conferir quantas vezes o celular foi desbloqueado e o número de notificações recebidas, além de um Timer para configurar um tempo limite para o uso de programas específicos. O Android P deverá ser lançado no segundo semestre.

Nos siga no