Economia

UE avalia norma para ampliar compra de carne brasileira

Redação | 12/07/2010 09:51

O governo brasileiro apresentou hoje um estudo para fundamentar o pedido de mudanças e ampliar as exportações de carne à União Europeia, informa o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, esteve na manhã desta segunda-feira, com o comissário de Saúde e Defesa do Consumidor, John Dall, para avaliar medidas que permitam a retomada aos níveis de 2008.

No ano passado, houve uma retração de 85% nas exportações de carne bovina brasileira. O ministro também entregou relatório técnico em cumprimento às exigências europeias para permitir a importação de carne suína pela UE.

O comissário disse que a União Europeia está aberta a estudar, com cautela, a demanda brasileira sobre a rastreabilidade animal. O ministro pediu às autoridades européias permissão para o Brasil indicar as fazendas credenciadas a exportar carne para aquele mercado.

Já Dalli sugeriu atenção especial às missões de inspeção, ao que o ministro respondeu que as autoridades brasileiras estão dispostas a dar todo o apoio logístico e operacional para os fiscais europeus.

Nos siga no Google Notícias