Economia

Showtec 2015 vai apostar em giros tecnológicos para divulgar novidades

Caroline Maldonado | 05/12/2014 11:47
Lançamento reuniu representantes do setor e autoridades (Foto: Caroline Maldonado)
Lançamento reuniu representantes do setor e autoridades (Foto: Caroline Maldonado)

Giros tecnológicos são a novidade da 19ª edição do Showtec, evento para divulgação de tecnologias para o campo, lançado hoje (5) na sede da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). Produtores terão a oportunidade de conferir a aplicação de novos recursos em lavouras, pecuária de corte e produção de leite em espaços, que ocuparão 12 hectares da Fundação MS, em Maracaju, a 160 quilômetros de Campo Grande.

Outro diferencial da feira, marcada para 21 a 23 de janeiro de 2015, é a exposição de empresas que prestam serviços à produtores rurais. Segundo o diretor executivo da Fundação MS, Renato Roscoe, a oferta de serviços é crescente da área rural, o que levou a feira a abrir espaço para essas empresas. “Haverá oferta de serviços desde componentes mecânica à consultoria de gestão, que é um setor muito importante para estruturação do agronegócio no Estado”, revela o diretor executivo.

De acordo com Renato, Mato Grosso do Sul está a frente quando se fala em tecnologia no campo, em especial por conta de investimentos de várias instituições em pesquisas. “Com certeza, o agronegócio do Estado é vanguarda no Brasil, é referência em tecnologia”, destaca. O caráter empreendedor dos produtores rurais e aceitação as novas tecnologias também impulsionam o setor, na avaliação do presidente da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), MaurícioSaito.

Maurício explica que comunidades científicas se articulam de modo a apoiar produtores, que tem o desafio de elevar a produtividade a cada dia, com sustentabilidade e sem aumento de área para atender uma demanda mundial, em que o Estado é responsável por elevar em 40% a produção de alimentos nos próximos 40 anos.

“A tecnologia é difundida no país inteiro, talvez Mato Grosso do Sul tenha um diferencial que é a junção de forças de instituições que trabalham em conjunto pró produtor rural. Nisso o Estado é um exemplo pelo fato de somar forças. Posso citar a Fundação MS, Embrapa, Fundação Chapadão, Arosoja, Sistema Famasul, todos trabalham em prol do produtor”, enfatizou Maurício.

O evento, que é considerado pelo setor “o futuro do agronegócio”, para o prefeito de Maracajú traz diversos benefícios ao município. “Em poucas palavras, a Showtec é tudo de bom”, define ao ser questionado sobre os ganhos com a realização da feira. O prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), também prestigiou o lançamento da feira e recebeu elgios de representantes do setor do agronegócio com relação a atuação de sua gestão no âmbito do incentivo a produtores de leite, entre outros. 

Showtev terá oferta de serviços desde componentes mecânica à consultoria de gestão (Foto: Caroline Maldonado)

Giros – Estações instaladas na propriedade da Fundação MS, receberão os produtores com informações e mostras sobre condicionamento das principais variedade de soja do Estado, controle biológico de pragas, efeitos da compactação do solo, integração lavoura e pecuária, reforma de pastagens, entre outros.

“O produtor vai poder conferir as tecnologias já implantadas nos 12 hectares da feira. Todas as empresas participantes levam o que há de melhor. Teremos lançamento de variedades de soja, híbridos de milho, produtos para proteção de cultivos e parte de máquinas e implementos também é muito forte”, explica o pesquisador da Fundação MS, Alex Maciel Melatto.

Nos siga no