Economia

Reunião discute crédito para agricultura familiar em MS

Redação | 26/01/2010 18:25

O coordenador nacional do Programa Mais Alimentos, Francisco Hercílio da Costa Matos, está reunido em Campo Grande, nesta terça-feira, com representantes do governo do estado, movimentos sociais, Banco do Brasil e demais entidades ligadas ao setor agropecuário para apresentar informações sobre o programa e fomentar a contratação no estado, da linha de crédito oferecida pelo Mais Alimentos.

Criado pelo MDA (Ministério de Desenvolvimento Agrário) para estimular a modernização produtiva das unidades familiares agrícolas do país, o Mais Alimentos é uma linha de crédito do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), que financia projetos de até R$ 100 mil, tem juros de 2% ao ano, até três anos de carência e prazo de pagamento do empréstimo de até dez anos.

Além de veículos para o transporte de carga e a comercialização da produção, os agricultores familiares podem, via linha de crédito, financiar tratores, máquinas, implementos agrícolas, projetos para construção de armazéns e silos, cerca elétrica para isolamento do rebanho, melhoramento genético, correção de solo, formação de pomares e melhoria da logística administrativa das propriedades rurais, como a informatização dos estoques, entre outras ações.

Na avaliação de Hercílio, o grande problema verificado nos estados com número baixo de contratos é a falta de informação. Ele frisa que isso acarreta a desmobilização e por isso o MDA articula junto aos parceiros a mudança na situação.

Depois de se reunir com dirigentes e representantes das instituições ligadas à agricultura familiar, o coordenador do Mais Alimentos visitará amanhã propriedades familiares localizadas em Sidrolândia que já foram beneficiadas com equipamentos adquiridos através do Programa. (Com informações da assessoria).

Nos siga no Google Notícias