Economia

Programa reúne agricultores para orientar sobre baixa emissão de carbono

Caroline Maldonado | 02/10/2015 07:40
Integração entre lavoura, pecuária e floresta é benefício para produtores (Foto: Divulgação/Famasul)
Integração entre lavoura, pecuária e floresta é benefício para produtores (Foto: Divulgação/Famasul)

A utilização de sistemas sustentáveis de produção contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa que prejudicam o meio ambiente, mas nem todos os agricultores sul-mato-grossenses se atentam a isso. O Projeto ABC Cerrado capacita produtores rurais e técnicos do bioma para usar essas técnicas.

Para levar orientações sobre o projeto, o Senar (Serviço de Aprendizagem Comercial) realiza hoje (2), encontro com produtores no município de Cassilândia, a 418 quilômetros de Campo Grande.

O evento se dá em parceria com o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Nesta primeira etapa, além de Mato Grosso do Sul, serão atendidos os Estados da Bahia, Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Minas Gerais e Distrito Federal.

O objetivo é discutir o desenvolvimento de quatro tecnologias previstas no Plano ABC (Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono), que são o sistema de plantio direto, recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta e florestas plantadas.

O projeto tem dois diferenciais que se adequarão às necessidades do Estado, segundo o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta. “O ABC Cerrado tem objetivo de atender áreas do cerrado nas quais sejam identificadas pastagens degradadas, promovendo a introdução de tecnologias nos setores de ILPF, agricultura e floresta. Para atender estas propriedades, o Senar está formando técnicos que oferecerão assistência técnica nas diferentes regiões de Mato Grosso do Sul”, comenta.

Encontro - O seminário será das 18h30 às 20h30, na Câmara Municipal de Cassilândia, que fica na Rua Amin José, 356, Centro. Na quarta-feira (7), o evento acontecerá em Aquidauana, das 19h às 21h. Ainda não foi divulgado o local.

Nos siga no