Economia

Produtor será orientado sobre escolha de soja no Showtec

Redação | 06/01/2010 08:34

Os critérios para escolha da melhor variedade de soja serão um dos assuntos em pauta no Showtec, em Maracaju, no dia 2 de fevereiro. O evento será de 2 a 4 de fevereiro na Fundação MS.

Conforme a organização, durante um dos giros tecnológicos o engenheiro agrônomo Carlos Pitol, pesquisador da Fundação MS, ensinará os produtores a escolher a melhor variedade em função da época do plantio, tipo e padrão e solo (acidez e fertilidade), escalonamento do plantio e da colheita e o ciclo da cultivar.

Segundo ele, equívocos na escolha podem trazer prejuízos de até 15 sacas por hectare, ou seja, redução de 35% na produtividade.. O pesquisador vai apresentar 25 tipos diferentes de cultivares, suas características, vantagens e desvantagens.

"Infelizmente ainda se erra muito na escolha da variedade e o produtor leva muito prejuízo com isso. Não adianta deixar se levar pelo mercado se a cultura não tiver o desenvolvimento adequado", alerta. Pitol lembra que considerar apenas o potencial de produtividade é um erro porque o desenvolvimento da planta vai depender da característica do solo. "Ainda que seja alto, o potencial de produção pode ficar limitado", explica.

Outro equívoco recorrente, destacado por Carlos Pitol, é que muitos produtores plantam a soja pensando na safrinha de milho e escolhem variedades precoces sem ponderar se seu solo reúne características adequadas para isso. A opção entre variedades tradicionais e transgênicas também será avaliada pelo pesquisador.

Nos siga no Google Notícias