Economia

Pesquisa sobre produção no Cone Sul será divulga na 2ª

Redação | 24/10/2009 09:54

O programa "Agropolos Sul Fronteira" divulga na segunda-feira o resultado da pesquisa sobre produção e potenciais para a diversificação da economia nos municípios do Cone Sul de Mato Grosso do Sul. O trabalho de levantamento de informações, análises e pesquisas foi feito durante 19 meses, de março de 2007 a setembro de 2008, em Iguatemi, Itaquiraí, Eldorado, Mundo Novo, Japorã, Tacurú, Paranhos e Sete Quedas.

A entrega do levantamento será às 10h de segunda, na sede da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). Devem participar o superintendente federal de Agricultura, Orlando Baez, a secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção e Turismo, Tereza Cristina, e o presidente em exercício da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), José Alexandre Tranin.

A gestora do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Patrícia Caldas, afirmou que o documento é uma oportunidade para os oito municípios se unirem para criação de um agropolo e juntos desenvolver estratégia para produção e comercialização dos seus produtos no mercado.

Prefeitos e representantes dos sindicatos rurais dos municípios incluídos no estudo foram convidados para a divulgação do resultado do trabalho.

De acordo com a assessoria da Famasul, as ações do programa se dividiram em cinco etapas. A primeira incluiu a pesquisa da estrutura física e sócio-econômica, diagnóstico de propriedade dos agricultores familiares e o estudo do potencial hídrico das bacias dos rios Iguatemi e Amambai.

Nas segunda e terceira fases foram analisadas as potencialidades de mercado e as espécies para diversificação da produção. O quarto passo foi examinar modelos de produção para diversificar a produção rural. O estudo de viabilidade econômica de polos de diversificação da produção foi a última etapa do trabalho.

Nos siga no Google Notícias