Economia

MS testa este mês sistema pioneiro de rastreabilidade

Redação | 16/12/2008 07:31

Através de parceria entre o setor pecuário e o governo do Estado está sendo testado a partir deste mês em Mato Grosso do Sul um sistema pioneiro de rastreabilidade, o Pass-Carne/MS,  que é o Passaporte da Carne Bovina de Mato Grosso do Sul.

O teste preliminar ocorre nos municípios de Campo Grande, Rochedo, Corguinho, Aquidauana e Miranda. O programa prevê normas para o manejo sanitário e nutricional do rebanho e um pasto quarentenário, onde os animais recém-adquiridos permanecem um tempo para observação clínica, antes de adentrar o rebanho da fazenda.

A destinação adequada de carcaças de animais mortos, marcação uniformizada e identificação por brincos também estão previstos. "Desenvolvemos um sistema simples, barato e viável para a pecuária sul-mato-grossense", explicou o agrônomo José Lemos Monteiro, o Zeíto, presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, em entrevista ao jornal Estado de São Paulo.

O atual sistema nacional de rastreabilidade é questionado pelo setor produtivo, que o considera inviável para a pecuária de Mato Grosso do Sul, essencialmente extensiva. Por isso estão sendo propostas alternativas.

Nos siga no Google Notícias