Economia

MS recolheu 2,2 mil toneladas de embalagens de agrotóxicos em 2011

Jeozadaque Garcia | 16/03/2012 23:50

Mato Grosso do Sul recolheu, em 2011, 2.289 mil toneladas de embalagens de agrotóxicos e atingiu a meta nacional, que é de 94% de todo o montante que é comercializado. Houve um aumento de 5% em relação ao ano de 2010, que obteve recolhimento de 2.175 mil toneladas.

“A correta destinação das embalagens de defensivos agrícolas é uma prática que nossos produtores já se conscientizaram da importância e já adotam como prioridade. Os resultados fazem parte desse novo modelo de agricultura que concilia eficiência produtiva e respeito ao meio ambiente”, analisa Lucas Galvan, assessor técnico da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS).

Em todo o país, de acordo com dados do InpEv (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, 34 mil toneladas de embalagens foram recolhidas em 2011, um índice 9% maior que no período anterior. A meta é aumentar esse número em 9% para 2012.

“É um trabalho conjunto da fiscalização, feita pela Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (Iagro), dos revendedores e que só conseguimos alcançar porque já era do entendimento do nosso produtor rural da importância da ação, antes mesmo da legislação pertinente ao recolhimento ser criada”, aponta o coordenador regional do InpEv, Hamilton Rondon.

Existem 18 pontos de recolhimento em Mato Grosso do Sul, que se encontram nas principais regiões agrícolas do Estado.

Nos siga no Google Notícias