Economia

MS pede intervenção de ministério para garantir preço mínimo do milho

Aline dos Santos | 26/07/2013 12:49

Com previsão de colher 7 milhões de toneladas de milho, Mato Grosso do Sul quer ação do Ministério da Agricultura para garantia de preço mínimo. O governador André Puccinelli (PMDB) enviou ao ministro Antônio Eustáquio Andrade Ferreira pedido de apoio para a comercialização do milho.

De acordo com o site de notícias do governo, a iniciativa é devido à preocupação dos produtores com os valores recebidos. Atualmente, a saca de 60 quilos é cotada em R$ 17,46.

O objetivo é assegurar a comercialização mediante a adoção, já a partir de agosto, de prêmio para escoamento de produto e do prêmio equalizador pago ao produtor. Isso implica na realização semanal de leilões, em lotes de 250 mil toneladas, até atingir 2 milhões de toneladas.

Além do excedente da safra, Mato Grosso do Sul enfrenta deficiência na armazenagem. No documento enviado ao ministro, o governador ressalta a importância dessas ações para reduzir a pressão da demanda por armazéns e também aponta a queda dos preços praticados no mercado sul-mato-grossense.

 

Nos siga no Google Notícias