Economia

Missão Européia vem ao Estado em janeiro

Redação | 29/12/2008 07:03

Mato Grosso do Sul vai receber a visita da Missão Européia em janeiro de 2009. O grupo vai fiscalizar propriedades da ZAV (Zona de Alta Vigilância), na fronteira com o Paraguai, frigoríficos e propriedades habilitadas a exportar para o mercado europeu.

O Estado foi liberado para exportar carne in natura à Europa neste mês. No entanto, só há duas propriedades certificadas: uma em Campo Grande e a segunda em Três Lagoas.

"Mais seis propriedades devem ser habilitadas, totalizando 11.600 animais. Até o dia 20, deverão ser cerca de 30 mil animais em condição de exportação", afirmou o superintendente federal de Agricultura, Orlando Baez, em entrevista ao jornal Bom Dia MS, da TV Morena.

A previsão é que os europeus cheguem dia 20 ao Brasil e visitem Mato Grosso do Sul no dia 25. "Vão visitar cinco Estados", conta o superintendente.

Após a descoberta do foco de aftosa em 2005, Mato Grosso do Sul ficou impedido de exportar para o mercado que melhor remunera pela carne bovina. Retomado o status de área livre de aftosa com vacinação, a União Européia voltou a importar.

Contudo, a União Européia só aceita animais provenientes de Eras (Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov

Nos siga no Google Notícias