Economia

Ministério da Agricultura altera zoneamento agrícola da soja em MS

Nicholas Vasconcelos | 27/08/2012 19:19

Estado foi dividido em mais regiões por conta das diferenças climáticas

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) alterou o zoneamento agrícola de risco climático em Mato Grosso do Sul. De acordo com a Aprosoja/MS (Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), as mudanças divulgadas pelo Diário Oficial da União devem influenciar ainda nas solicitações de crédito e seguro agrícola.

O ciclo de maturação das plantas no Estado passa a utilizar a tabela americana, que é mundialmente aceita. A outra novidade é a classificação das áreas de plantio de soja no Brasil em macrorregiões de acordo com os aspectos de solo e clima de cada região.

Na antiga classificação, MS era visto como uma única região, mas existe uma diferenciação climática bastante diversa entre as regiões sul e norte do estado. Com a mudança, o Estado foi dividido em mais regiões por conta das diferenças climáticas, com uma janela de plantio mais adequado com a realidade de cada município.

O zoneamento agrícola é um instrumento de política agrícola e gestão de riscos para minimizar os impactos relacionados aos fenômenos climáticos, possibilita que cada município possa identificar a melhor época do ano para o plantio de determinada cultura. A ferramenta é utilizada, por exemplo, para concessão de crédito rural.

Nos siga no Google Notícias