Economia

Mercado visado, Índia comprará aves in natura do Brasil

Redação | 01/08/2008 14:26

Um mercado bastante visado devido ao alto consumo de aves, a Índia fechou acordo sanitário para comprar o produto in natura do Brasil, segundo informações do Ministério da Agricultura. 

Todas as plantas habilitadas, neste momento, a exportar para os países da Lista Geral poderão vender o produto àquele país.

Para comprar aves brasileiras in natura, a única condição imposta pela Índia é a de que as aves não tenham sido alimentadas com subprodutos derivados de ruminantes e que a sua carne não tenha entrado em contato com a carne, produtos ou subprodutos de suínos ou ruminantes. A índia enfrentou sério problema por conta da gripe aviária e sacrificou milhares de frangos por conta da doença.

O mercado é promissor. Parte dos um bilhão de habitantes pratica a religião hindu, que não permite o consumo de carne bovina. O Brasil nunca exportou carnes de aves para a Índia.

As aves são produto importante na pauta de Mato Grosso do Sul, Estado que está potencializando a produção através do aumento da capacidade das plantas instaladas.

O quatro principal produto na balança comercial do agronegócio de Mato Grosso do Sul é o frango. Foram vendidos pelo Estado US$ 82.920.857 em aves, o que significa aumento de 38,80%.

Nos siga no Google Notícias