Economia

Mercado da mandioca será debatido na Exposição de Figueirão, que começa hoje

Bruno Chaves | 20/06/2014 12:20
Feira agropecuária começa hoje e dura até domingo (Foto: Divulgação/Assessoria)
Feira agropecuária começa hoje e dura até domingo (Foto: Divulgação/Assessoria)

A 2ª edição Expofigueirão (Exposição Agropecuária de Figueirão) começa nesta sexta-feira (20) no município que fica a 226 quilômetros de Campo Grande. Durante o evento, que encerra no domingo (22), serão apresentadas novas possibilidade de cultivo para o produtor rural da região. Entre elas, a mandioca pode se tornar alternativa viável de renda para os agricultores.

Para divulgar os benefícios da produção da cultura, informações sobre a produção e comercialização do mercado da mandioca serão repassadas aos presentes, por meio de palestras, marcada para às 16h de hoje.

De acordo com o instrutor do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado), Antônio Minari, o Brasil é o segundo maior produtor do alimento no mundo, perdendo apenas para a Nigéria, o que torna cada vez mais viável a produção do produto.

Minare revelou que a região de Figueirão tem todas as condições favoráveis para o cultivo da raiz, que tem capacidade de produção de até 30 toneladas por hectare, devendo o produtor tomar apenas alguns cuidados no momento do plantio e principalmente na hora de vender o produto.

“O pouco risco de geada favorece o plantio e a melhor produção da mandioca, porém, o fator primordial para a melhor qualidade do produto está nas condições do terreno, que não pode ser encharcado ou um local com lençol freático aflorado”, disse.

A melhor gestão de propriedades também entra na pauta da Expofigueirão. O evento contará com apresentação do programa Mais Inovação, que tem como objetivo aprimorar o processo gerencial de propriedades, até mesmo implementando novos sistemas como a integração entre lavoura e pecuária.

Coordenadora do projeto no Estado, Mariana Urt, contou que o curso já está com a segunda turma formada na cidade. “O Mais Inovação é uma grande oportunidade de melhorar a rentabilidade da propriedade como também melhorar a comercialização dessa produção”, explicou.

Expofigueirão – A feira agropecuária de Figueirão será realizada de 20 a 22 de junho na chácara 3R, que fica na rodovia MS-223. A programação começam com palestras no Sindicato Rural de Figueirão a partir das 16h. Durante a noite, shows prometem animar a cidade. As atrações confirmadas são Eduardo Limma, Leo Goiano, Girsel da Viola e o baile Chama Campeira.

No dia 21, a abertura oficial da Expofigueirão acontece às 9h. A solenidade é seguida do leilão produção Fazenda 3R. A noite, shows com Victor e Vinicus e baile com Marlon Maciel serão as atrações culturais.

No domingo (22), às 9h, começa o Leilão de Doação Areia Santa, que fecha a programação da feira.

Nos siga no