Economia

Liminar determina suspensão de greve de fiscais federais

Nicholas Vasconcelos | 10/08/2012 23:24
Tereza Cristina explicou que liminar determina o retorno dos fiscais federais. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Tereza Cristina explicou que liminar determina o retorno dos fiscais federais. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Uma liminar concedida no tarde desta sexta-feira (10) determina o retorno dos fiscais federais ao trabalho, sob pena de multa de R$ 100 mil. A informação é da secretaria de produção de Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina Correa da Costa.

De acordo com a liminar, os fiscais federais devem retornar ao trabalho nos serviços de inspeção e também determina o retorno de 70% dos funcionários administrativos.

Tereza Cristina classificou as reivindicações como pertinentes, mas que estão atrapalhando a economia de Mato Grosso do Sul.

Segundo o comando de greve dos servidores, 250 carretas estão retidas nos frigoríficos e postos de fronteira do Estado. São 13 veículos parados em Naviraí, 19 em São Gabriel do Oeste, 23 em Sidrolândia, todos aguardando a inspeção para o embarque de carne. Em Naviraí, o pátio do frigorífico se aproxima do limite de 19 carretas.

Já nos postos de fronteira de Ponta Porã, Mundo Novo e Corumbá são 199 caminhoneiros que aguardam a fiscalização dos agentes da SFA (Superintendência Federal de Agricultura). São carregamentos de sal mineral, grãos, adubo e couro.

Os fiscais exigem a realização de concurso para renovação dos quadros da categoria, assim como a criação de uma escola para capacitação dos futuros servidores. De acordo com o movimento grevista, em torno de 50% dos servidores estão próximos da aposentadoria e não há outros para dar continuidade aos trabalhos.

Nos siga no