Economia

Iagro reúne produtores para testar GTA eletrônica

Redação | 18/10/2010 10:58

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) realiza hoje, às 14 h, reunião com produtores rurais, selecionados pelo órgão para realização do teste da e-GTA (emissão da Guia de Trânsito Animal eletrônica).

A emissão está em fase experimental e começa na quarta-feira. Durante a reunião desta segunda-feira serão entregues aos produtores as máquinas e os cartões magnéticos que devem ser utilizados para emitir a guia. Os proprietários rurais e os representantes da indústria de carne também vão receber as instruções necessárias para operar o sistema.

De acordo com o site de notícias do governo, o cartão contém um chip com todas as informações referentes à propriedade rural cadastrada em nome do produtor. A máquina para leitura do dispositivo eletrônico vai estar interligada, via satélite, ao sistema da Iagro para envio de dados em tempo real.

A guia traz o número de bovinos macho e fêmea ao qual o documento faz referência, a marca do rebanho, procedência, localidade de destino, finalidade, meio de transporte, datas das vacinações contra brucelose e aftosa.

Para emissão da e-GTA é preciso anuência do médico veterinário responsável pela propriedade, cadastrado na Iagro. O documento também especifica a localização da emissão do GTA e a identificação do terminal utilizado.

A guia possui ainda um código de barras para leitura nos postos de fiscalização da agência.

O novo mecanismo ainda será submetido ao Ministério da Agricultura para aprovação, antes de ser adotado oficialmente. A guia em papel continuará a ser emitida pela agência.

Em Mato Grosso do Sul existem cerca de 50 mil produtores de bovinos. A Iagro emite aproximadamente 360 mil Guias de Trânsito Animal por mês.

Nos siga no Google Notícias