Economia

Governo vai reforçar fiscalização na fronteira com Paraguai após foco de aftosa

Francisco Júnior | 03/01/2012 13:37

Por conta deste período de alerta, leilões e feiras agropecuárias estão proibidos nos 11 municípios que fazem fronteira com o Paraguai

Em reunião, autoridades de MS definiram estratégias para fiscalização na fronteira. (Foto: Simão Nogueira)
Em reunião, autoridades de MS definiram estratégias para fiscalização na fronteira. (Foto: Simão Nogueira)

Após a detecção de um novo foco de aftosa em uma fazenda do departamento de San Pedro, no Paraguai, o governo de Mato Grosso do Sul vai intensificar as ações de fiscalização sanitárias na fronteira com o país vizinho. A estratégia foi definida em uma reunião na manhã de hoje na sede da SFA (Superintendência Federal de Agricultura), em Campo Grande.

De acordo com a secretária da Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo), Tereza Cristina Corrêa da Costa, a fiscalização será reforçada a partir desta terça-feira com o envio de mais fiscais para as barreiras sanitárias fixas e móveis existentes na fronteira, além do auxílio, segundo ela, de policiais militares e do DOF (Departamento de Operações da Fronteira).

O Governo de Mato Grosso do Sul vai pedir ao Ministério da Defesa a volta do Exército e ainda o apoio da Marinha.

Conforme a secretária, por conta deste período de alerta, leilões e feiras agropecuárias estão proibidos, até segunda ordem, de serem realizados nos 11 municípios que fazem fronteira com o Paraguai. Além disso, os pecuaristas destas localidades terão que ir até uma unidade da Iagro (Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) para a emissão da GTA (Guia de Trânsito Animal).

Outra medida que poderá ser tomada pelas autoridades brasileiras é a interrupção da importação de carne da região onde foi detectado o foco. “Essa questão será decidida pelo ministério (Agricultura)”, afirmou o superintendente em exercício da SFA, Celso Martinez, explicando que a carne que o País importa do Paraguai já vem desossada, procedimento que elimina o vírus.

Segundo ele, as autoridades paraguaias agiram rápido ao detectar o foco de aftosa. “ Eles agiram rapidamente e todas as medidas regulares de padrões internacionais estão sendo tomadas pelas autoridades do Paraguai”, destacou.

Nos siga no