Economia

Geada fez produtividade de milho safrinha cair quase 3%

Redação | 08/07/2008 09:07

As geadas que ocorreram em municípios do extremo Sul de Mato Grosso do Sul no mês passado fizeram com que a produtividade do milho safrinha caísse quase 3%, segundo mostra o levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgado nesta terça-feira.

De 3,5 mil quilos por hectare previstos, o rendimento passou a 3,4 mil quilos, conforme identificaram em campo os pesquisadores. Apesar disso, a previsão de produção total foi revista para cima, de 2,922 milhões de toneladas a 2,947 milhões.

Isso porque no prognóstico de junho, a área plantada estimada era de 835 mil hectares e passou a 867 mil, o que significa uma área 17% maior que na safrinha do ano passado. O estímulo são os bons preços do grão no mercado doméstico e internacional.

A produção total de grãos do Estado neste ano será de 8,6 milhões de toneladas, crescimento de 3,2% puxado pelo milho.

Quanto às outras colheitas, foi mais uma vez confirmada redução de 6,6% na produção de soja, atribuída aos efeitos do fenômeno La Ninã. O excesso de chuvas provocou a proliferação de pragas como a ferrugem asiática da soja, que acertou em cheio lavouras de São Gabriel do Oeste.

No caso do algodão, cuja safra já está toda colhida, a produtividade foi 6% e a produção atingiu 185,3 mil toneladas em caroço, volume 3,4% maior que na safra passada.

O feijão tem rendimento 6,8% menor com produção 26,7% menor que em 2007 e a queda na produção de arroz é de 9,7%. O trigo tem a redução mais drástica, de 35,6%, passando de 62,1 mil toneladas a 40 mil toneladas.

Nos siga no Google Notícias