Economia

Geada afeta 208 mil hectares de lavouras de milho em municípios

Renata Volpe Haddad | 16/06/2016 10:53
Em Laguna Carapã, milho ficou coberto pelo gelo. (Foto: Aprosoja/MS)
Em Laguna Carapã, milho ficou coberto pelo gelo. (Foto: Aprosoja/MS)

As geadas que atingiram Mato Grosso do Sul nos dias 12 e 13 de junho, afetaram 208 mil hectares de lavouras de milho em 13 municípios do Estado, isso significa que 25% do milho localizado na região Sul foi prejudicado. O levantamento é da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS).

De acordo com o analista de grãos da Famasul, Leonardo Carlotto, ainda está sendo feito um levantamento das áreas atingidas pela geada, mas já é possível relatar que dos 751 mil hectares de lavouras de milho que têm na região Sul, 187 mil hectares foram afetados.

"O milho ainda não estava em maturação, ou seja, a espiga estava enchendo de grão e com a geada, reduz o potencial da produtividade. Isso não quer dizer que se perde por completo a espiga, mas ela para de encher, pois queima a folha e para de fazer fotossíntese", explica.

Ainda segundo o analista, nas partes mais baixas de outros municípios, como Bonito, Maracaju, Nova Alvorada do Sul e Sidrolândia, também sofreram com a geada. "Nessas áreas mais baixas, estimamos que 20,6 mil hectares de milho foram danificados, o que totaliza uma área de 208 mil em todo o Estado", alega.

Em Sidrolândia, a grama ficou coberta de gelo. (Foto: Aprosoja/MS)

Conforme o presidente do Sindicato Rural de Eldorado, Waldir Santussi, 60% do milho que foi plantado com atraso, foi prejudicado pela geada. "Aqui geou muito, prejudicando pastagem e principalmente as lavouras de milho, foi geral, menos as áreas que estão situadas perto do rio", informa.

Em Iguatemi, o assessor Edson Palla, afirmou que 80% da pastagem do município foi afetada. "Temos produção de leite no município e o medo é das vacas começarem a emagrecer, já que o capim que antes estava verde, agora começa a secar", informa.

O produtor rural Lucas da Rocha, gravou um vídeo no dia 13 de junho mostrando como ficou a situação da lavoura de milho, após a geada em Maracaju, e falando que todas as folhas ficaram congeladas. Confira: 

Nos siga no