Economia

Falta de chuva pode provocar queda de 10% na produção do milho safrinha

Alan Diógenes | 18/02/2014 20:00

A Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja) de Mato Grosso do Sul divulgou nesta terça-feira (18) um relatório afirmando que o plantio do milho safrinha em Mato Grosso do Sul atingiu 45% da área destinada ao cultivo do grão. Mas apesar do avanço da área de plantio, a produção do produto pode ter uma queda de 10%, devido a falta de chuva.

De acordo com o levantamento, o volume colhido no ciclo 2012 e 2013 de 7,8 milhões, reduzirá para 7 milhões de toneladas se não chover. Estima-se também que a produtividade também cairá. Na safra passada foram 83 sacas por hectare, neste ano o número pode cair para 78.

Segundo o presidente da Aprosoja, Mauricio Saito, a redução na produção e na produtividade do milho safrinha possui três fatores. “Inicialmente consideramos a precificação da saca do milho, que não está atrativa ao produtor e, por conta disso, o desestímulo reduz o investimento em tecnologias de sementes. Outro fator é a falta de chuvas, que já influencia negativamente neste período de plantio”, destacou.

Mauricio disse ainda que a falta de chuva também pode causar redução nas estimativas da colheita da soja. O volume esperado de 6,1 milhões de toneladas na safra atual, foi reduzido pela Aprosoja para 6 milhões. A colheita da oleaginosa no Estado atingiu 56,2% e já soma 1,2 milhões de hectares, do total de 2,2 milhões dedicados ao cultivo.

Nos siga no Google Notícias