Economia

Estudo vai apontar incidência de tuberculose no rebanho bovino em MS

Nícholas | 01/10/2012 17:18

Publicada hoje no Diário Oficial do Estado portaria da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) que autoriza o estudo epidemiológico de tuberculose em bovinos e bubalinos em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Portaria 2.630, os estudos devem os critérios e orientações estabelecidos no manual de procedimentos do Pncebt (Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal) e do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O levantamento epidemiológico será realizado exclusivamente pela Iagro. Caso sejam identificados animais com tuberculose ou brucelose eles devem ser sacrificados no prazo de 30 dias, com acompanhamento do Serviço Oficial, e o produtor receberá indenização correspondente a 25% ao valor da rês.

A participação dos produtores rurais é voluntária mediante a assinatura de um termo de compromisso, e as propriedades são sorteadas aleatoriamente, considerando a existência de fêmeas reprodutoras bovinas e bubalinas com mais de 24 meses. Caso o produtor não queira participar do estudo é realizada a substituição de acordo com o Manual de Procedimentos de Estudo Epidemiológico e Brucelose e Tuberculose.

Nos siga no Google Notícias