Economia

Em ano de campo aquecido vendas de diesel crescem 18,8%

Redação | 29/05/2008 09:16

Um termômetro da economia do campo, o óleo diesel dá sinal de que as coisas vão bem. No primeiro quadrimestre deste ano foram comercializados em Mato Grosso do Sul 350.190 metros cúbicos do combustível, o que significa 18,8% a mais que no mesmo período do ano passado, conforme dados que acabam de ser divulgados pela ANP (Agência Nacional de Petróleo). Cada metro cúbico corresponde a mil litros comercializados.

Somente em abril foram 80.744 metros cúbicos de diesel comercializados em Mato Grosso do Sul, um volume menor que o de março último, porém, 18% maior que o do mesmo período do ano passado.  

Apesar de a frota movida a diesel ser bem inferior a de veículos que usam gasolina, o combustível é consumido em quantidades muito maiores, por caminhões, que têm grandes tanques e percorrem longas distâncias.

Com o aquecimento do campo e bom momento dos produtos agropecuários, como a carne bovina, o frango e os grãos, o número de veículos para escoar a safra aumentou. Em abril deste ano a frota de Mato Grosso do Sul tinha 41.380 caminhões, número 6,49% maior que o de abril do ano passado.

Só as vendas de caminhões novos por concessionárias do Estado tiveram aumento de 50% no primeiro quadrimestre deste ano, saltando de 346 a 521 unidades. Também aumentaram de forma expressiva as vendas de picapes e camionetes, neste caso em 74%.

Álcool

Nos siga no Google Notícias