Economia

Decisão que exclui liberação da carne de MS já é oficial

Redação | 27/05/2008 10:56

A OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) acaba de oficializar o reconhecimento de dez estados e o Distrito Federal como livres de febre aftosa com vacinação. Como já era esperado, Mato Grosso do Sul continua vetado por conta dos focos de febre aftosa ocorridos em 2005. A OIE quer mais informações técnicas, por isso adiou a decisão sobre o Estado para julho.

O anúncio foi feito durante a 76ª Sessão Geral Plenária da Organização, em Paris. Segundo o Ministério da Agricultura, a partir de hoje, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Tocantins, além do Distrito Federal retomam o reconhecimento vigente até 2005, quando foram diagnosticados eventos sanitários no Mato Grosso do Sul e Paraná.

Com o anúncio, no total, 15 estados brasileiros passam a ter este reconhecimento, dos quais Rio Grande do Sul, Rondônia e Acre livres de aftosa com vacinação e Santa Catarina, livre da doença sem vacinação. Tais unidades da federação já detinham este status sanitário junto a OIE.

Nos siga no Google Notícias