Economia

Comissão do Senado vai debater concentração do mercado da carne

Wendell Reis | 10/05/2012 17:58
Comissão do Senado acatou o pedido feito pelo senador Delcídio Amaral (PT) (Foto: Divulgação)
Comissão do Senado acatou o pedido feito pelo senador Delcídio Amaral (PT) (Foto: Divulgação)

A Comissão de Agricultura do Senado Federal aprovou o requerimento apresentado pelo senador Delcídio do Amaral (PT) para a realização de uma audiência pública para discutir o monopólio das atividades de abate e comercialização de bovinos no País.

O senador explicou que a audiência tem por objetivo fazer um debate com representantes de todos os setores, incluindo frigoríficos, produtores, varejistas e técnicos do Governo. A audiência tem por objetivo buscar alternativas que garantam a livre concorrência, evitando que os produtores e consumidores sejam prejudicados.

Delcídio, que também é presidente da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), quer promover a audiência em conjunto com a Comissão de Agricultura. Ele alega que a proposta de audiência surgiu após uma reunião com o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Francisco Maia, na segunda-feira (5).

O senador lembra que a preocupação é grande no Estado, tendo em vista que há informações de que dois grupos concentram 70% do mercado da carne, o que pode comprometer o preço do produto. No dia 14 de maio, às 19h30, a Acrissul realizará uma assembleia para falar sobre a preocupação.

Nos siga no