Economia

Começa hoje período de vacinação contra aftosa no Planalto e Pantanal

Caroline Maldonado | 03/11/2015 07:22
Vacinação no Planalto acaba no dia 7 de dezembro e no Pantanal o período vai até 20 de dezembro (Foto: Divulgação/Embrapa)
Vacinação no Planalto acaba no dia 7 de dezembro e no Pantanal o período vai até 20 de dezembro (Foto: Divulgação/Embrapa)

Começa hoje (3) o período para vacinação do rebanho bovino e bubalino contra a febre aftosa, nas regiões do Planalto e no Pantanal de Mato Grosso do Sul. No Planalto, o foco são animais de até 24 meses e na outra região todo o rebanho deve ser vacinado.

Segundo a Iagro (Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal), o prazo para vacinação no Planalto acaba no dia 7 de dezembro e no Pantanal o período vai até 20 de dezembro. O calendário tem datas diferentes para cada área por determinação da Iagro, em função de resultados de estudos epidemiológicos das regiões produtoras.

Após a vacinação, os pecuaristas do Planalto têm até o dia 18 de dezembro para fazer o registro no site www.iagro.ms.gov.br, enquanto os produtores do Pantanal podem fazer o registro até o dia 30 de dezembro. Nas áreas de Fronteira, a vacinação foi de 13 de outubro a 27 de novembro e os pecuaristas podem fazer o registro até 14 de dezembro. Quem tiver dúvidas pode ligar para o Disk Aftosa pelo 0800 67 9120.

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) e a Embrapa Gado de Corte (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) realizam hoje (3) a abertura simbólica desta 2ª etapa de vacinação. O evento acontecerá na sede da Embrapa, a partir das 14h, com a presença do secretário de Estado da Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas.

Com a vacinação, o Estado tem status de livre de aftosa. Concedido pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), este status traz oportunidades de negociações com o mercado internacional, cada vez mais exigente no quesito sanidade animal, segundo a Iagro.

Nos siga no