Economia

Chuva deve cair em Dourados, mas não salvará as lavouras

Redação | 27/05/2009 15:49

Até sexta-feira (29), deve chover cerca de 20mm sobre a região de Dourados, mas mesmo assim não será o suficiente para reverter o quadro de perdas na lavoura, que já chegam a R$ 56,1 milhões, conforme estima o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados, Bruno Tomasini.

Segundo o agrometereologista da Embrapa, Cláudio Lazarotto, seriam necessários 60mm de chuva nos próximos dias para que as lavouras reagissem ao longo período de estiagem. Ele calcula uma perda de 50% da produção de grãos em Dourados.

A estiagem prejudicou 1,4 milhão dos 1,7 milhão de hectares plantados em Mato Grosso do Sul nesta safra. Algumas regiões foram mais afetadas e outras menos, o que deixa uma média 35% de perda.

Agora, os produtores, em especial da região sul do Estado, vão amargar um prejuízo maior do que tiveram na safra de verão, quando a quebra foi de 9%.

O quanto caiu - Segundo a Estação Meteorológica da Embrapa as chuvas ocorridas na primeira quinzena de maio deste ano totalizaram 21mm, representando apenas 19% da média histórica de 30 anos, que é de 113mm. O pesquisador Ricardo Fietz ressalta que nos últimos quatro anos as chuvas em maio foram inferiores a media mensal.

"As precipitações insuficientes ocorridas em Dourados não podem ser generalizadas para toda a região sul de Mato Grosso do Sul. Com base nos registros de algumas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia, verifica-se que em alguns municípios da região ocorreram chuvas mais significativas em maio", atenta Fietz.

Entre os municípios que mais tiveram chuva em maio destacam-se Sete Quedas, com 147mm; e Ponta Porã com 109 mm. No então, há locais onde a quantidade de chuva mal passou da casa dos dois dígitos, como em Rio Brilhante, onde choveu apenas 14mm. (Com informações do Site Dourados Agora).

Nos siga no Google Notícias