Economia

Chuva colabora com plantio de soja no Estado e a expectativa é positiva no setor

Luciana Brazil | 07/11/2012 18:30

Com a previsão de chuva para o Estado nos próximos dias, a Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) acredita que 60% dos municípios da região sul concluam o plantio de soja no Estado.

A região que representa o Cone Sul do Estado é responsável por aproximadamente 58% de toda área destinada ao plantio da cultura, correspondente a 1,2 milhão de hectares.

Entre esses municípios, o destaque é para Aral Moreira, Caarapó, Douradina, Laguna Carapã, Maracaju, Naviraí e Ponta Porã, que já apontam, cada um, mais de 80% do território plantado. Em seguida vêm Amambai, Dourados, Itaporã e Rio Brilhante, com índices entre 60% e 80%.

O levantamento foi realizado pela Aprosoja, entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, em parceria com a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), com a Seprotur (Secretaria Estadual de Produção e Turismo) e com os recursos do Fundems (Fundo de Desenvolvimento das Cadeias do Milho e Soja de MS) e abrangeu outros oito municípios que integram o centro/norte sul-mato-grossense, entre eles Chapadão do Sul, Costa Rica, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Bandeirantes, Coxim, Nova Alvorada do Sul e Sonora.

Destes, apenas as quatro primeiras cidades têm números acima de 60%.

Baseado no estudo, Dalpasquale completa salientando que “para a região centro/norte do Estado, que ainda não atingiu 60% de toda sua área destinada à lavoura, o plantio deverá ser concluído após a primeira quinzena de novembro”.

O projeto: O projeto Siga/MS, desenvolvido desde a safra 2009/2010, apura estatísticas agropecuárias por meio de utilização de sensoriamento remoto, com uso de imagem de satélites, e levantamento de campo.

 

Nos siga no Google Notícias