Economia

Centro do couro está pronto para análises de efluentes

Redação | 27/05/2010 11:08

O CTC (Centro Tecnológico do Couro), que funciona na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, já está reparado para receber indústrias de curtume com análises de efluentes, segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen.

Ontem ele visitou o laboratório físico-químico, acompanhado do diretor-executivo do CTC, Moacir Jorge, e o presidente do Conselho Gestor do CTC, Ivo Scarcelli.

"Os equipamentos estão instalados e prontos para atender as indústrias da cadeia do couro com a realização das análises, assim como as indústrias que têm tratamento de efluentes como as usinas de açúcar e álcool", diz Longen.

Os últimos equipamentos instalados são o espectrofotômetro de absorção atômica e o espectrofotômetros ultravioleta visível. De acordo com o presidente do Conselho Gestor do CTC, Ivo Scarcelli, que também que é presidente do Sicadems (Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados de Mato Grosso do Sul), hoje o Estado tem na cadeia do couro 14 indústrias, sendo que quatro estão na Capital e as outras dez distribuídas em cidades do interior.

Scarcelli ressalta que as indústrias de curtume geralmente precisam fazer a análise de efluentes a cada 90 dias. "Aqui vamos poder oferecer os serviços com valores diferenciados", disse.

O diretor-executivo do CTC, Moacir Castro Jorge, lembrou que o Conselho Científico do CTC, que será formado em no próximo mês de junho, deve determinar o quadro de técnicos para atuar nos laboratórios, que também vão receber mobiliário para atender as indústrias. "Os laboratórios vão atender as indústrias a partir do segundo semestre deste ano", disse.

Moacir Jorge também explicou que ainda este ano o CTC vai adquirir equipamentos para continuar o processo de industrialização do couro da fase wet blue até o couro acabado. "Hoje nós temos máquinas que iniciam a transformação do processo de industrialização do couro in natura até wet blue, e nos próximos meses vamos adquirir máquinas e equipamentos para fazermos o couro acabado", anunciou, acrescentando que a industrialização completa do couro passa por três fases - wet blue, semi-acabado e acabado.

Nos siga no Google Notícias