Economia

Campanha contra febre aftosa começa na sexta feira

Redação | 30/09/2010 07:41

Começa a partir desta sexta feira a campanha contra febre aftosa em rebanhos bovinos. Esta é a segunda etapa da campanha, que vai até o dia 31 de outubro.

Os produtores do Estado, que faz parte da ZAV (Zona de Alta Vigilância, faixa de 15 quilômetros na fronteira do Estado com o Paraguai e a Bolívia), devem se atentar aos prazos.

Também inicia neste período a vacinação nos Estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Roraima. Em Rondônia, a campanha será realizada de 15 de outubro a 15 de novembro.

Na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Febre Aftosa, realizada no primeiro semestre de 2010, o índice de cobertura vacinal alcançou 97,2%. No período, foram imunizados 151,9 milhões de bovinos e búfalos.

Hoje, 89% dos bovinos e búfalos estão em áreas consideradas livre de febre aftosa com ou sem vacinação. Em todo o país, 14 estados, incluindo o Mato Grosso do Sul, possuem o status de zona livre com vacinação: Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Os demais estados da região Nordeste e o nordeste do Pará são considerados como de médio risco para a doença; Roraima e noroeste do Pará, como de alto risco; e Amazonas e Amapá, de risco desconhecido.

Santa Catarina é a única Unidade da Federação reconhecida pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), como livre de febre aftosa sem vacinação.

A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa, que causa febre e vesículas (bolhas) na boca, narinas, focinho, tetas e pés dos animais de casco fendido. As principais espécies suscetíveis são bovinos, búfalos, ovinos, caprinos e suínos, podendo também ser acometidos veados, cervos e camelos.

Com informações do Ministério da Agricultura.

Nos siga no Google Notícias