Economia

Banco espera negociação de R$ 22,4 milhões em dívidas de crédito fundiário

Caroline Maldonado | 11/11/2015 07:56
Agricultores e assentados têm até o dia 30 de dezembro deste ano para procurar o banco (Foto: Arquivo/Cleber Gellio)
Agricultores e assentados têm até o dia 30 de dezembro deste ano para procurar o banco (Foto: Arquivo/Cleber Gellio)

Entre os agricultores familiares ou assentados da reforma agrária que adquiriram terras até 2010 pelo PNCF (Programa Nacional de Crédito Fundiário), mais de 8 mil não conseguiram quitar suas dívidas, em Mato Grosso do Sul. Somente o Bando do Brasil espera o pagamento de R$ 22,4 milhões, segundo a Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar).

Os devedores têm até o dia 30 de dezembro deste ano para procurar o banco em que fizeram o financiamento e quitar as dívidas com 70% de desconto.

Segundo o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), a medida vale para quem acessou o programa até dezembro de 2010 e integra os grupos “A” e “A/C” do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

Ao procurar o banco, o agricultor deve levar RG e CPF para fazer a consulta. Após o cálculo do saldo devedor, o banco emitirá o boleto bancário com desconto de 70%.

Depois de pagar as parcelas atrasadas, o agricultor poderá fazer solicitação de novas linhas de crédito rural e a participação em políticas públicas como Minha Casa, Minha Vida, que oferece recursos subsidiados para construção de habitação rural, PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar), entre outros.

Nos siga no