Economia

Animais da raça Senepol vão ficar 280 dias em pastagens para avaliação genética

Renata Volpe Haddad | 12/06/2015 14:15
Animais que se destacarem nos 280 dias terão a genética ofertada para criadores da raça do Senepol.(Foto: Divulgação)
Animais que se destacarem nos 280 dias terão a genética ofertada para criadores da raça do Senepol.(Foto: Divulgação)

A 5º Edição da Prova de Avaliação de Desempenho do Senepol, o PADs, vai selecionar animais de destaque com base em critérios técnicos de seleção, mostrando o melhoramento genético e divulgando os benefícios da raça. Os animais inscritos irão passar 280 dias em pastagens com qualidade alta, recebendo suplementação alimentar leve, para serem avaliados.

A prova tem início no dia 29 de junho, na Fazenda San Francisco, em Miranda, distante 201 km de Campo Grande. O animais que se destacarem serão classificados como elite na PADS, com genética ofertada para criadores da raça que desejam fazer o melhoramento genético com touros jovens.

Os demais touros classificados como Elite e Superiores no PADS serão ofertados para criadores que buscam aumentar a produtividade utilizando a raça Senepol na produção de pecuária.

Avaliação - Para o criador Roberto Folley Coelho, proprietário da Fazenda San Francisco, o PADS é uma referência na pecuária brasileira: “São nove meses a pasto abrangendo dois períodos do ano, o seco e o chuvoso, o que oportuniza aos animais mostrarem seu potencial produtivo em diversas condições", afirmou.

Para o zootecnista do Programa Geneplus e técnico da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol, Lucas Nascimento Silva, durante o PADS são avaliadas características como tipo racial, peso, ganho médio diário, perímetro escrotal, conformação frigorífica, área de olho de lombo e espessura de gordura subcutânea. “Os touros que apresentarem melhores resultados irão para a central de coleta de sêmen e distribuído através do ATJ-Plus – Avaliação de Touro Jovem", explicou.

A organização é do Núcleo Brasileiro de Melhoramento do Senepol, com supervisão do Programa Geneplus, serviço especializado de melhoramento genético animal da Embrapa Gado de Corte.

Nos siga no