Economia

Aneel discutirá desvio em linha de energia em Chapadão

Redação | 08/04/2010 12:59

A Agência Nacional de Energia Elétrica discutirá na próxima semana projetos alternativos para a construção da linha de alta tensão que ligará a Usina de Ilha Solteira a Campo Grande. O linhão passará pela região do Bolsão, divisa entre Mato Grosso do Sul e Goiás, e segundo produtores, inviabiliza lavouras e torna o custo de produção muito mais alto.

A decisão sobre discussões em torno da mudança no projeto original foi tomada nesta quarta-feira, um dia após o Senado discutir o assunto em audiência pública convocada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, presidida pelo senador Valter Pereira (PMDB/MS), com a participação dos senadores Delcídio do Amaral (PT/MS) e Marisa Serrano.

Delcídio, que no início do mês passado apresentou o pedido para alteração do traçado à Aneel, acha que é preciso definir o novo traçado no menor tempo possível. Segundo ele, caso isso não seja feito, as obras da instalação das linhas de transmissão e da subestação de energia poderão estar em estágio avançado e não ser mais possível mudar a localização.

"Pelo projeto já licitado, a rede corta áreas de pecuária em Selvíria, Paranaíba e Inocência, que não sofreriam maiores impactos. Mas em Chapadão do Sul ela atravessa lavouras muito produtivas de soja, de milho e de algodão, com riscos de acidentes em cabos, encanamentos agrícolas e com aeronaves que pulverizam a agricultura. A idéia é deslocar a linha para um raio aproximado de 10km do local onde está definida a implantação", explica o senador.

Delcídio adiantou que serão convocados para debater o assunto as empresas distribuidoras de energia, as empreiteiras responsáveis pela execução da obra, o Sindicato Rural e a Prefeitura de Chapadão do Sul, além do governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente, responsável pela emissão da licença de construção e operação da linha.

Nos siga no Google Notícias