Economia

André diz que prefeitos "suplicaram" apoio contra Funai

Redação | 23/07/2009 07:53

O governador André Puccinelli (PMDB) diz que os prefeitos "suplicaram" apoio financeiro do Estado para terem condições de acompanhar e "confrontar" os estudos antropológicos feitos para demarcação de terras em Mato Grosso do Sul.

Os R$ 480 mil liberados pelo governo, a 26 prefeituras, serão geridos pela Assomasul (Associação dos Municípios de MS), depois de convênio assinado e publicado ontem em Diário Oficial do Estado.

Puccinelli justificou a ajuda de quase meio milhão como consequência da falta de confiança na Funai. Segundo ele, o órgão não tem cumprido acordos firmados com o Estado, como a divulgação prévia dos nomes dos profissionais que compõem as cinco equipes técnicas que farão os estudos.

O trabalho deveria começar no dia 20 de julho, mas só na segunda-feira a Funai publicou a relação dos grupos de trabalho em Diário Oficial. As vistorias acabaram adiadas para 5 de agosto.

Puccinelli não perdeu a chance de criticar novamente o processo. Segundo ele, "aéreas em estudo, como Fátima do Sul e Vicentina, nunca tiveram índios", e hoje são aldeias em litígio.

O governador garante que os recursos públicos liberados aos prefeitos são uma tentativa de evitar conflitos. "Existe clima de tensão e não queremos mortes", argumenta.

Nos siga no Google Notícias