Economia

Agricultor produz 78 sacas de soja por hectare e vence "torneio"

Mariana Lopes | 25/04/2014 15:49
Os três colocados do ranking com a cultivar (Foto: Embrapa)
Os três colocados do ranking com a cultivar (Foto: Embrapa)

Pelo terceiro ano consecutivo, a cultivar Embrapa BRS 284, semente desenvolvida pela Embrapa, venceu o Ranking de Produtividade de Laguna Carapã, em sua quinta edição, conquistando três colocações: 1º, 3º e 4º lugares. O evento teve participação de 28 produtores rurais. O resultado foi divulgado ontem (24).

O primeiro colocado do ranking foi o agricultor Nelson Peteck, com 78,92 sacas/hectare de produtividade. Ele plantou 200 hectares. Segundo o consultor técnico Antônio Rodrigues Neto, que representou o agricultor, a produção só não foi maior porque choveu no período da colheita.

Os outros dois premiados com alta produtividade são o Grupo Bohn, na 3ª colocação, com 77,26 sacas/hectare, e na 4ª colocação, Ladi Cassol, com produtividade de 73,51 sacas/hectare.

Segundo os organizadores do ranking, o evento procura estimular o produtor rural a buscar mais eficiência na produção da soja. “Queremos propor metas aos produtores e um desafio a si mesmos: produzir bem e com qualidade”, incentivou o secretário da agricultura e pecuária do município, Douglas Matzenbacher.

A cultivar BRS 284 é uma semente de soja não-transgênica, desenvolvida pela Embrapa e comercializada pelas empresas instituidoras da Fundação Meridional. O produtor que cultiva este tipo de semente é bonificado pelo mercado e também possui a vantagem de não ter taxa tecnológica. Na última safra, as convencionais tiveram cerca de 10% de bonificação em seu valor.

Além de Mato Grosso do Sul, a cultivar também é indicada para os estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais (Triângulo e Alto Paranaíba) e Goiás (sul e sudoeste).

Nos siga no