Direto das Ruas

Quatis alimentam-se de manga no estacionamento da Assembleia

Edmir Conceição | 01/12/2011 13:18
Quati fita olhos no repórter news ao ser fotografado (Fotos: Marcos Augusto)
Quati fita olhos no repórter news ao ser fotografado (Fotos: Marcos Augusto)
Animal saboreaia fruto na copa de mangueira no estacionamento da Assembleia.

Leitor do Campo Grande News, Marcos Augusto flagrou no meio da manhã desta quinta-feira, no estacionamento da Assembleia Legislativa, quatis se alimentando de mangas. Os frutos, abundantes nesse período, atraem servidores da Casa, mas agora eles disputam as mangas com o quatis que habitam a reserva do Parque dos Poderes.

No estacionamento da Assembleia há vários pés de manga, que foram plantadas para garantir sombra. Nesta quinta-feira os quatis fizeram a festa e não se importam com a presença dos servidores. Os animais passeiam entre os carros e até arriscam incursões dentro do prédio. Nas copas das mangueiras, apalpam os frutos e só pegam os que estão maduros. Descascam e comem apenas a polpa, ainda no alto das árvores.

Dos animais silvrestres que habitam a reserva, os quantis são em maior número. O quati (ou coati) é um mamífero aparentado do guaxinim, possuindo entretanto um nariz mais comprido e um corpo mais alongado. Vive em bandos de oito a dez, é praticamente onívoro e alimenta-se de minhocas, insetos e frutas. Aprecia também ovos, legumes e especialmente lagartos. Dorme no alto das árvores enrolado como uma bola e não desce antes do dia clarear.

Nos siga no