Política

Vinda do presidente "enche" estrada que dá acesso a assentamento rural

Estrada de terra que leva ao Santa Mônica ficou movimentada durante todo o dia

Marta Ferreira | 13/05/2021 18:04



Programado para receber no mínimo 200 pessoas, o evento do qual o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participa nesta sexta-feira (14) em Terenos, a 25 km de Campo Grande, encheu de carros, pequenos e grandes, a estrada de acesso ao assentamento Santa Mônica, onde já foi montado o palco para autoridades.  O movimento foi atípico durante todo o dia, com os preparativos para receber o chefe da Nação. 

Como a cidade é vizinha à Capital, a equipe precursora do presidente, responsável pelo trabalho de preparação da agenda, ficou  baseada em Campo Grande, desde o início da semana. Com isso, o vai e vem foi intenso, tanto das equipes de Brasília, as forças de segurança locais e dos fornecedores. 

É o que mostra vídeo recebido pelo Campo Grande News, com a estrada repleta de veículos, entre eles viaturas policiais. Como é de terra, dá para ver a poeira subir no rastro dos automóveis.

De acordo com as informações apuradas pela reportagem, o número de pessoas convidadas para a entrega de títulos de posse de lotes de assentamentos rurais da região está respeitando o decreto estadual com restrições à movimentação de pessoas, por causa  da pandemia de covid-19. 

Terenos, com 22 mil habitantes, está hoje na bandeira vermelha para o risco de contágio pela doença, conforme o mapa do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia). 

Isso estabelece, conforme a regra estadual, funcionamento só das atividades essenciais e daquelas de baixo risco. 

Estrutura montada para receber o presidente em assentamento. (Foto: Henrique Kawaminami)
Estrutura montada para receber o presidente em assentamento. (Foto: Henrique Kawaminami)

Preparação - Segundo levantado, prefeitos de todas as cidades receberam convites, mas nem todos devem comparecer, de acordo com o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Valdir do Couto Junior (PSDB).

Quem convida para o evento é a ministra da Agricultura e Pecuária, Tereza Cristina (DEM/MS). 

O prefeito de Terenos, Henrique Wankura Bubke (PSD), informou à reportagem que toda a organização é do governo federal, como ocorre normalmente nesse tipo de agenda.

Por enquanto, o compromisso em Mato Grosso do Sul ainda consta como "previsão", pois é praxe a confirmação horas antes, até por questão de segurança.

Na agenda prevista, Bolsonaro chega às 9h20, em Campo Grande, segue de helicóptero para Terenos, volta para a Capital cerca de uma hora depois e antes do meio da tarde já terá retornado a Brasília. 

Nos siga no