Política

Vereadores vão formalizar denúncia de falta de alimentos em Ceinfs ao MPE

Jéssica Benitez | 30/05/2013 08:02
Cardápio de Ceinfs continuam com restrições por falta de alimentos (Foto: Divulgação)
Cardápio de Ceinfs continuam com restrições por falta de alimentos (Foto: Divulgação)

Os vereadores da Comissão Permanente de Assistência Social irão à 27ª Vara de Infância e da Adolescência, protocolar junto ao promotor de Justiça, Sérgio Harfouche, a recorrente situação de abandono e falta de alimento nos Ceinfs (Centro de Educação Infantil) de Campo Grande. A visita está agendada para próxima segunda-feira às 15h.

Ontem pela manhã os parlamentares Flávio César (PTdoB), Carla Stephanini (PMDB) e Coringa (PSD) dividiram-se para visitar oito Ceinfs localizados na região Sul e Norte da Capital, movidos por denúncia de que a situação de falta de verdura, legumes e frutas, além das condições precárias de instalação, já apontada no início do ano, permanece ocorrendo nos centros.

“Diante dos fatos não vemos outra saída a não ser pedir que sejam tomadas as devidas providências”, explicou Flávio. O vereador disse ainda que todas as vezes que o assunto vem à tona a secretária Municipal de Assistência Social, Thaís Helena (PT), diz que a compra de alimentos está em processo licitatório. “Mas eu não tenho conhecimento de que haja alguma licitação em andamento”, observou.

O parlamentar teve acesso ao cardápio semanal dos centros e relatou que em nenhuma das descrições das refeições é citada a presença de frutas, legumes ou verduras. “A alimentação está restrita arroz, feijão e algum tipo de carne”, contou. Outro fator preocupante é a ingestão de suco em pó por parte das crianças, conforme consta na relação de alimentos. “E tem assinatura de uma nutricionista”, alertou o vereador.

Eles também devem se reunir com a Comissão Permanente de Educação para organizar audiência pública sobre o tema. Na ocasião os vereadores vão aproveitar para debater sobre a responsabilidade de fiscalizar os Ceinfs que permanece sendo compartilhada entre as Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social.

Devem entrar em pauta, ainda, denúncias de que mães e funcionários estariam levando material de higiene pessoal e limpeza aos centros de educação. "Vamos abordar também a possivel coação de diretoras destes Ceinfs", finalizou Flávio.

 

Nos siga no