Política

Vereadores já recolheram duas toneladas de lixo em Campo Grande

Josemil Rocha | 05/02/2013 17:39
Lixo sendo recolhido nesta terça-feira
Lixo sendo recolhido nesta terça-feira

Os vereadores já recolheram duas toneladas de lixo em quatro bairros da Campo Grande, dentro do projeto “Câmara Ativa – Todos juntos por você”, instituído para contribuir no combate à dengue. Na manhã de hoje, eles fizeram coleta de 300 quilos de resíduos sólidos no bairro Nova Lima, onde percorreram diversas ruas.

Nesse mutirão, a primeira ação conjunta dos vereadores aconteceu no bairro Noroeste, onde se deu o maior recolhimento de lixo, cerca de uma tonelada de resíduos sólidos. Depois o trabalho de limpeza ocorreu no bairro Jardim Tijuca, com a coleta de 300 quilos. No bairro Tiradentes, onde se deu a terceira mobilização dos vereadores, foram recolhidos 400 quilos de materiais, encaminhados a seguir para uma cooperativa do bairro Coophavila.

A escolha dos bairros aconteceu com a ajuda de dados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), sendo priorizado no mutirão os bairros com maior incidência da dengue. Todo o lixo recolhido é posteriormente encaminhado para a reciclagem.

Dentro da programação da Câmara de Campo Grande, a próxima ação coletiva será realizada na quinta-feira (7 de fevereiro), a partir das 8 horas, no bairro Los Angeles. O ponto de encontro será na Rua Lauro Muller, esquina com a Rua Ciro Azevedo.

A campanha tem apoio institucional do Sinpetro-MS (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Automotivos, Lubrificantes e Lojas de Conveniência do Estado de Mato Grosso do Sul), que colocou à disposição os postos de combustíveis de Campo Grande para serem pontos de coleta de pneus usados - que podem se tornar criadouros do mosquito transmissor.

De casa em casa

O bairro Nova Lima, localizado na região norte de Campo Grande e com grande densidade demográfica, recebeu a visita de centenas de pessoas, entre vereadores e assessores, que foram de casa em casa recolhendo sacos plásticos, latas, garrafas, pacotes, pneus e outros objetos que podem servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Além disso, eles foram de casa em casa dando orientações sobre como prevenir a doença, entregando um folder informativo sobre o assunto.

No local foram recolhidos 300 quilos de resíduos sólidos, que foram encaminhados para o reciclador autônomo Emílio Pires Barbosa, morador do bairro Nova Lima, que vai separar e encaminhar os materiais para reciclagem. O mutirão de limpeza promovido pelos parlamentares abrangeu o quadrilátero das ruas Haroldo Pereira, Nefe Pael, Júlio Prestes e Jorge Mascarenhas.

De acordo com o vice-presidente Flávio César (PTdoB), as ações têm sido muito positivas e os moradores estão muito receptivos com o mutirão realizado pelos parlamentares. “Estamos orientando um número significativo de moradores. A Câmara tem feito a sua parte para ajudar no combate à dengue e nada melhor do que ir às ruas para colaborar com a limpeza de nossa cidade. Temos que juntos reforçar os cuidados para acabarmos com os crescentes casos de dengue”, revelou Flávio.

A moradora Nadir Gomes, que reside no bairro Nova Lima desde 1998, apóia a iniciativa dos vereadores e parabeniza a ação, mas alerta que é preciso aumentar a borrifação do “fumacê”. “Somente limpar os quintais não adianta, precisamos que o fumacê passe mais vezes aqui, pois só ele mata realmente o mosquito”, afirmou a moradora da Rua Alberto da Veiga.

Nos siga no