Política

Vereadores esperam discutir ficha limpa em ano de eleições durante seminário

Paula Maciulevicius e Mariana Lopes | 29/03/2012 21:45

Ao todo são 509 parlamentares inscritos no evento que se estende até amanhã (30)

O tema abordado durante todo o seminário é o processo eleitoral deste ano. (Foto: Marlon Ganassin)
O tema abordado durante todo o seminário é o processo eleitoral deste ano. (Foto: Marlon Ganassin)

No oitavo Seminário de Vereadores de Mato Grosso do Sul, os parlamentares esperam discutir o uso da lei da ficha limpa para as eleições municipais que serão realizadas em outubro. Entre os vereadores a principal dúvida é como a lei será cobrada.

Ao todo são 509 parlamentares inscritos no evento que se estende até amanhã (30).

Para o vereador em Bonito, Nelson dos Santos (PPS), mesmo tendo participado de outros seminários, as dúvidas continuam, principalmente em relação ao que é permitido e proibido durante campanha eleitoral.

“Eu vim preparado para aprender mais sobre a campanha, ainda não sei o que pode e não pode de showmícios, camisetas, churrascos”, comenta.

Já para o vereador por Brasilândia, Antônio José da Silva, a participação no seminário é para entender como será a aplicação da ficha limpa. “As principais dúvidas são em relação a ficha limpa, se realmente durante esse ano, vai ser aplicado o que foi aprovado na lei. A gente precisa entender se o vereador que tiver alguma pendência vai poder se reeleger ou não”, diz.

O presidente da UcvMS (União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul), vereador por Itaquiraí, Edilson Seikó Miahira, explica que o foco nesta edição do seminário é o ano eleitoral. “Vamos instruir sobre eleições, como deve ser o processo e partir de quando eles podem começar a fazer campanha”, ressalta.

O tema abordado durante todo o seminário é o processo eleitoral deste ano. A programação de amanhã (30) será voltada para palestras e debates, dentre as temáticas, os palestrantes vão discorrer sobre: “O processo eleitoral no pleito municipal 2012”, “Aspectos relevantes da propaganda eleitoral e das condutas dadas a agentes públicos em ano eleitoral”, “Interlegis e o Projeto de Modernização do Legislativo”, “O Novo Manual de Peças Obrgatórias do Tribunal de Contas de MS” e “Moralidade Administrativa e Processo Eleitoral”.

Nos siga no