Política

Vereadores defendem investigação para esclarecer atos de Bernal

Leonardo Rocha e Kleber Clajus | 15/10/2013 12:25
Alex diz que votação foi política e não baseada em elementos técnicos (Foto: Cleber Gellio)
Alex diz que votação foi política e não baseada em elementos técnicos (Foto: Cleber Gellio)
Vereadores da oposição comemoram abertura de Comissão (Foto: Cleber Gellio)

Os vereadores justificaram a abertura da Comissão Processante dizendo que a investigação irá possibilitar que todas as denúncias feitas contra o prefeito Alcides Bernal (PP) sejam apuradas e esclarecidas pelo legislativo e que o prefeito poderá provar que não cometeu nenhuma irregularidade.

Eduardo Romero (PT do B) destacou que Bernal terá 90 dias para provar sua inocência e que neste período serão analisados todos os dados e documentos disponíveis. “Não se trata de um golpe político, já que o prefeito terá direito a ampla defesa”, explicou.

Chocolate (PP) destacou em seu voto polêmico que foi a favor da Comissão para que a justiça julgue os atos de Bernal. Já Coringa explicou que votou a favor para que o prefeito possa se explicar sobre as denuncias apresentadas.

A base do prefeito seguiu o discurso que a outras instituições deveriam apreciar o relatório da CPI do Calote e não a Câmara Municipal. “O MPE deve conduzir o processo e não os vereadores”, disse Gilmar da Cruz (PRB).

Alex do PT, ao dizer não para abertura da Comissão, lembrou que seu voto seguia a vontade popular que elegeu o prefeito nas últimas eleições. Já Zeca do PT apenas destacou que não faria parte deste grupo que quer cassar o prefeito.

Discussão – Luisa Ribeiro (PPS) pediu a impugnação do voto do presidente da Casa, o vereador Mario César (PMDB), dizendo que ele como presidente não poderia participar da votação, já que representava a Casa e não seus ideais políticos e partidários.

Os vereadores aprovaram por 21x8 a abertura da Comissão Processante que irá investigar o prefeito Alcides Bernal (PP). A base confiava que tinha 14 a 15 votos, mas foi surpreendida com os votos de Chocolate, Rose Modesto e Eng° Edson.

Nos siga no