Política

Vereadores de Corumbá cobram investimentos da mineradora Vale

Paula Vitorino | 15/03/2011 13:49

Durante pronunciamento na Câmara de Corumbá, o vereador Antônio Vianna Galã (PT) reclamou da falta de compromissos da mineradora Vale com o município. A reclamação resultou em um convite elaborado por todos os vereadores para que a direção da mineradora exponha seus projetos e reafirme os compromissos com Corumbá.

Galã lembrou que a Vale deveria ser solidária com a cidade nesse momento difícil que a população passa, depois de um volume grande de chuvas, participando da recuperação da malha viária danificada pelas enxurradas e do socorro às famílias que perderam tudo com o alagamento de suas casas. O vereador ainda enfatizou que a empresa bateu recorde de produção e faturamento em 2010.

”Grande parte desse sucesso da Vale foi obtido graças ao nosso minério e não se fala mais nos investimentos e geração de empregos em Corumbá. Tanto que o senador Delcídio do Amaral também já cobrou uma posição da empresa”, afirmou o vereador petista.

Ele sugeriu que a Vale fizesse o adiantamento anual do imposto que paga a prefeitura, em torno de R$ 1,2 milhão mensais, para que o município iniciasse imediatamente a recuperação da cidade.

Outros vereadores da bancada apoiaram a opinião de Galã, assim como o presidente do Legislativo, Evander Vendramini, que destacou a importância do tema.

Vandramini observou que a “Vale explora os nossos recursos minerais maquiando uma ação social com liberação de pequenos recursos financeiros e doações”.

Já Marcos de Souza Martins disse que a Vale peca com sua responsabilidade social, dizendo que se trata “de uma enganação social”, e ressaltou que o município não aceita mais ter suas riquezas exploradas sem retorno econômico e social para a população.

Nos siga no Google Notícias