Política

Vereadores aprovam moção de repúdio sobre performance em museu de SP

A moção será encaminhada ao museu em São Paulo, mas não levará o nome da Câmara Municipal

Guilherme Henri e Mayara Bueno | 03/10/2017 13:50
Vereadores durante sessão desta terça-feira (3) (Foto: Divulgação)
Vereadores durante sessão desta terça-feira (3) (Foto: Divulgação)

Vereadores de Campo Grande aprovaram em sessão realizada nesta terça-feira (3), moção de repúdio sobre a polêmica performance ‘La Bête’, realizada na abertura da Mostra Panorama da Arte Brasileira, no MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo.

A performance se tornou polêmica depois que um vídeo de uma criança tocando o tornozelo de um homem nu viralizou na internet. Em nota oficial, o MAM esclareceu que, a performance se deu com a sala sinalizada, incluindo a informação de nudez artística, seguindo o procedimento regularmente adotado pela instituição de informar os visitantes quanto a temas sensíveis.

A moção de repúdio foi proposta pelo vereador Pastor Jeremias Flores (Avante) e foi aprovada por 27 dos 29 vereadores da Casa de Leis. Foram contra os vereadores Eduardo Romero (Rede) e Valdir Gomes (PP).

O pastor justificou a moção dizendo que é contra a performance no MAM, em SP, pelo ato de banalização e erotização infantil. “A moção de repúdio é para o museu e faço uma ressalva para os pais que levaram os filhos nesta exposição. A gente que tem filho sabe que temos que ter cuidado baseado na moral”, diz.

A moção será encaminhada ao museu em São Paulo, mas não levará o nome da Câmara Municipal de Campo Grande. Como não foi aprovada por todos ela será assinada apenas pelos vereadores que a aprovaram.

Investigação – Conforme o jornal El País, o Ministério Público de São Paulo abriu inquérito para apurar o caso que ocorreu na semana passada, a pessoa que tornou as imagens públicas será investigada, assim como a conduta do museu em relação à classificação indicativa da exposição.

Nos siga no