Política

Vereador diz que aumento do IPTU foi “presente de grego” de Bernal

Leonardo Rocha | 08/01/2014 13:00
Vereador diz que o prefeito deu um "presente" a população com o aumento do IPTU (Foto: Arquivo)
Vereador diz que o prefeito deu um "presente" a população com o aumento do IPTU (Foto: Arquivo)

O vereador Chiquinho Telles (PSD) afirmou que o aumento no valor do IPTU em 2014 foi o “presente de grego” que o prefeito Alcides Bernal (PP) ofereceu a população neste começo de ano. Ele ainda lembrou que existem diversas reclamações da população sobre buracos, matagal e abandono de parques na cidade.

“Foi o presente que o Bernal quis dar a população, tem muitas pessoas carentes que moram na periferia que receberam valores altíssimos de IPTU, muitos vivem de salário mínimo, como vão poder pagar esta conta”, questionou o vereador.

Chiquinho lembrou que Bernal prometeu durante a campanha eleitoral que iria “congelar o IPTU”, no entanto através de um decreto estabeleceu o reajuste de 5,93%, sem passar pela Câmara Municipal.

“O prefeito vendeu fantasia e ilusão durante a campanha e hoje o que podemos ver é este aumento cada vez maior dos impostos, que onera e prejudica a população”.

O prefeito aplicou um reajuste de 5,93% no IPTU, no entanto de acordo com o secretário municipal de Receita, Disney de Souza, o aumento no valor pode chegar até a 400%, em função da atualização cadastral, assim como possível ampliação da área e mudanças nas características da moradia.

Bernal resolveu fazer o reajuste do IPTU por meio de decreto municipal, sem o aval dos vereadores de Campo Grande, porque no ano passado eles resolveram “congelar” o valor do imposto por um ano, apesar do ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB) ter sugerido o reajuste de R$ 5,31%.

Abandono – Chiquinho ainda ressaltou que tem recebido diversas reclamações de moradores de diferentes locais sobre ruas esburacadas, matagais altos, falta de limpeza e abandono de locais de lazer, como praças e parques.

Na região das Moreninhas, ele apontou vários locais que estão sofrendo com o “descaso” do poder público. Entre eles, a Rua Argirita, no bairro Santa Felicidade que tem problemas na locomoção de carros e pedestres, além da Rua Alto da Serra, na Moreninha II, que possui um “lixo público” e as ruas do bairro Cidade Morena, que em época de chuva ficam alagadas.

“São todos problemas que já foram passados para a prefeitura, mas não foram resolvidos, fazemos nossa parte que é informar e cobrar, mas eles é que resolvem”.

O vereador ainda citou o parque Jacques da Luz, na região das Moreninhas e o parque Airton Senna, no bairro Aero Rancho. “Estão abandonados, os moradores inclusive reclamam de falta de segurança”.

Nos siga no